Congresso Universidades Corporativas… eu fui

Na semana passada estive no Congresso Universidades Corporativas promovido pela B&C aqui em São Paulo e no post de hoje eu quero trazer um pouco do que vi por lá,

A primeira palestra do Rodrigo Leite, coach e escritor, com o tema O poder da Escutatória: a prática da liderança transformadora. Ele começou falando do poder das palavras e da diferença entre liderança e gestão.

LIDERANÇA = papel que todos nós, de alguma forma e em algum momento, desempenhamos

GESTÃO = é função

Segundo Rodrigo, liderar é promover experiências… particularmente achei essa definição incrível!

Sabe quando a nossa avó fazia o bolo que a gente gostava e até hoje você sente o cheirinho do bolo e sente vontade de voltar àquele tempo? Isso é experiência, é querer voltar!

E daí eu pergunto: Será que os nossos treinamentos estão promovendo realmente uma experiência para os participantes? As pessoas desejam voltar aos nossos cursos?

Rubem Alves, fonte de inspiração para o Rodrigo Leite

Rodrigo também falou da diferença entre ouvir e escutar. Ouvir é a capacidade dos ouvidos de captarem os sons, já escutar é captar o que está sendo dito e transformar me algo útil, silenciado a conversa interna.

Na sequencia foi a vez do Leonardo Carvalho, Head de Academias da Universidade Corporativa da Leroy Merlin, e o tema de sua palestra foi Universidade Corporativa como uma inovação da organização. O Leo tem muita propriedade para falar desse tema, já que a UC da Leroy Merlim é referência.

Alguns dos pontos mais interessantes de sua fala:

Tendências para inovar nas Universidades Corporativas

1. Ecossistema de aprendizagem fomentando conhecimentos fora da organização

2. Big Data / Machine Learning

3. Chat bot / Robôs inteligentes

4. Realidade Virtual e Realidade Aumentada / Aprendizagem 4.0

5. Soft Skills / Novas competências

Leonardo Carvalho

Ele também falou sobre algo que realmente me deixou muito feliz, feliz pacas mesmo: não adianta investir em tendências se você não sabe fazer o básico.

E então ele elencou o Back to Basic:

– Alinhamento estratégico

– sponsor no board

– human centric

– foco nas lideranças

Para finalizar as palestras da manhã, foi a vez de Cintia Vasques, Gerente de Projetos da Fundação Dom Cabral.

O ponto alto de sua palestra, para mim, foi a abordagem que ela deu para tendências na educação (abaixo); vejo as pessoas enlouquecidas para usar a tecnologia da última moda a fim de seguir uma tendência, quando na verdade, a tendência está muito além da tecnologia em si.

um dos slides da apresentação da Cintia vasques

Iniciando os trabalhos da tarde foi a vez de Ryo Penna, CEO da Tribo, falando sobre Cultura e Propósito.

Ele falou sobre engajamento estratégico:

  1. Entender o desafio do negócio e da cultura
  2. Desenvolver uma narrativa clara
  3. Criar experiências poderosas sobre o propósito

E apresentou um conceito que eu desconhecia: aprendizagem baseada em propósito. Simplesmente genial!

Ryo Penna

E para fechar o evento… e juro pra você que, até esse dia, nunca tinha visto um evento terminar de forma tão impactante.

Foi a vez de Anderson Penha, Partner / Innovation & Experience Designer na Symnetics.

Como ele mesmo disse, foi uma apresentação free style (sem ppt) e também cheia de provocações:

– quem legisla, executa e julga na sua empresa?

– qual é a crença que você vai propagar?

– o que as universidades corporativas fazem para impactar o sistema de educação?

 

E, para finalizar, pude participar do debate final respondendo perguntas dos participantes junto alguns dos palestrantes.

Além do que trouxe aqui, rolou muita coisa bacana também mas, para não deixar esse post gigante, tentei trazer o que, aos meus olhos, foi mais disruptivo.

Obrigada, equipe B&C, pelo convite… foi uma honra e o evento foi sensacional!

Se você quiser aprofundar algum tema visto aqui, me conta ali nos comentários 😉

Abaixo deixo os contatos de todos que citei aqui. Contecte-se!

B&C

Rodrigo Leite

Leonardo Carvalho

Cintia Vasques

Ryo Penna

Anderson Penha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *