Precisa mesmo de mais um treinamento?

Se eu pudesse citar apenas uma única frustração da área de Treinamento comum na maioria das empresas eu diria que é o fato de muitos clientes enxergarem essa área como uma grande pastelaria.

Eu mesma já vi cliente chegando na reunião com uma lista de pedidos de treinamento, surreal.

O que é que nós podemos fazer para encarar essa situação e, quiçá, educar os nossos clientes? É sobre isso que vamos tratar no post de hoje

Há duas perguntas que devem ser feitas impreterivelmente no momento do levantamento da necessidade de treinamento ou no briefing do projeto:

– O objetivo da aprendizagem está claro?

– Alcançar este objetivo de aprendizagem resolve o problema?

Nem sempre as pessoas deixam de fazer o que se espera delas por falta de conhecimento, é possível que isso aconteça também por outros motivos, como: falta de ferramentas ou equipamentos adequados, problema de infraestrutura, processo confuso, desmotivação por questões alheias ao trabalho em si.

Faça perguntas e tente identificar se realmente há um objetivo de aprendizagem a ser alcançado.

Considerando que sim, existe uma oportunidade de treinamento, então é preciso entender se atuaremos na causa raiz desse problema e não apenas gastando recurso em um curso paliativo.

Chegando a esse entendimento e seguindo com o projeto, uma outra pergunta é necessária:

 – Qual será o impacto que o negócio pode sofrer se esse treinamento não acontecer?

Essa pergunta é matadora! Ela traz uma carga estratégica para o uso dos recursos de T&D e deverá ajudar você a reduzir drasticamente o volume de demandas sem sentido.

Se, despois dessa análise, você e seu cliente chegarem ao entendimento que uma experiência de aprendizagem é realmente necessária, agora você pode se debruçar sobre a elaboração dos objetivos de aprendizagem – lembrando que nem sempre o objetivo que o cliente apresenta é exatamente o que vamos trabalhar no curso, você é o especialista e aprendizagem e vai precisar refinar esse objetivo e definir os níveis de aprendizagem que serão trabalhados, está bem?

Nesse post (que, aliás, é um dos mais acessados aqui no blog) falo sobre como elaborar objetivos de aprendizagem e na próxima sexta, dia 08/11, vou fazer um webinar sobre Taxonomia de Bloom, clique aqui e se inscreve para participar, é ao vivo, online e gratuito.

Se você está lendo o post depois do dia 08, dá uma olhada no canal da learnSPACE no youtube e confere a gravação lá 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *