Responsabilidade: impactar do antes para o agora

Há alguns dias eu comentei nas redes sociais que 2020 vinha com muitas novidades por aqui, pois bem, hoje eu quero comentar com vocês uma delas.

Nos últimos meses tenho refletido muito sobre o impacto do meu trabalho e o prazer que isso me traz. Um dos projetos em que estou atuando no momento, por exemplo, vai impactar a formação de gestores de resíduos sólidos urbanos em todo o país, isso é contribuir, por meio da aprendizagem, com um país melhor! E é incrível!

Ainda assim é um impacto de daqui para adiante…

E eu gostaria de fazer mais: impactar o processo de aprendizagem do antes para o agora.

Acredito que assim como eu, você também percebe que há uma espécie de mornidão nos profissionais que temos hoje em todas as áreas, não vou restringir ao universo de T&D, mas em todas as áreas. Talvez você esteja pensando que há lugares onde as mentes fervilham e os projetos acontecem, como nas startups, por exemplo… e eu concordo plenamente. E por que profissionais podem ter comportamentos tão distintos frente à vida?

Fica comigo que você vai entender onde quero chegar.

Penso que parte do motivo que faz a galera agir meio sem vontade pode ser a forma como se recebe conhecimento lá nos bancos escolares: foco centrado no professor, lousa e giz e sempre mais do mesmo.

Como o Universo sempre conspira ao nosso favor, no início do mês, uma amiga, coordenadora de uma instituição me procurou para falar justamente sobre isso e sobre como seria possível inovar no ensino por lá.

Há muitos anos eu trabalhei nessa instituição, a Ação Social Nossa Senhora de Fátima, onde todos os anos 1800 jovens são formados em cursos técnicos (em Administração, Secretariado, Comunicação Visual, Informática, Eletrotécnica e Eletromecânica), a maioria deles em situação de vulnerabilidade social.

Assim, então, com muito orgulho posso dizer que nasceu o primeiro projeto de Responsabilidade Social aqui na learnSPACE.

Iniciamos com a construção coletiva e colaborativa da Proposta de Valor do time de professores e, para isso, usamos o BMG Canvas:

Depois fizemos um workshop com o Business Model You para identificar características e valores pessoais desses profissionais:

E, encerrando esse primeiro ciclo, compartilhamos algumas ferramentas digitais que podem ser incorporadas ao treinamento presencial na Oficina de Recursos Digitais:

E nos próximos meses estarei junto deles em uma Mentoria em Grupo que visa acompanha-los e apoiá-los na adoção de um novo mindset direcionado a tornar a aprendizagem mais do que suprir uma demanda social, mas despertar nos jovens um posicionamento estratégico frente ao mercado para o qual estão se preparando e para a vida <3

Se você quiser embarcar nessa comigo, deixa seu comentário!

Juntos somos mais fortes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *