Precisa de um LMS? Então você tem que saber disso! – parte 1

Já está na hora de ir para o próximo nível em termos de gerenciamento da aprendizagem na sua organização? Seja adquirindo um novo sistema ou trocando o que você já tem, ter um LMS é um dos pontos mais importantes e mais caros dentro da estratégia de implantação de uma universidade corporativa.

Neste post quero te ajudar a enfrentar esse desafio da maneira menos dolorida possível.

O que é

Learning Management System é o sistema que permite criar uma estrutura de treinamento e gerenciar conteúdos, usuários e recursos de comunicação.

Preciso de um?

Uma das principais vantagens de ter um LMS é a possibilidade de medir e gerenciar resultados e progressos. Se você tiver que escolher uma, apenas uma, variável que determine sua escolha, foque nos relatórios.

Esses não podem faltar:

Progresso do curso (quem concluiu, iniciou, abandonou, não acessou, reprovou etc);

– Data e período de disponibilização do treinamento;

– Último acesso do usuário (onde o aluno parou o curso?);

Tempo gasto no curso e nas suas atividades (acessou fórum? respondeu avaliação de reação? fez a prova?);

Cursos ativos e inativos;

– Cursos mais visualizados;

– Respostas das Avaliações de Conhecimento (qual a pergunta com maior percentual de erro?); 

Taxa de evasão (por curso, por tela do curso)

Relatório por filial;

Avaliação de reação detalhada;

Lista de presença.

Benefícios

Acesso 24×7

Os alunos podem acessar os treinamentos on-line a qualquer momento e em qualquer lugar, além de poder retornar ao curso para tirar dúvidas sempre que quiser.

Savings em estrutura de treinamento, acomodações, deslocamentos…

Não há necessidade de tirar o funcionário de seu posto de trabalho para treiná-lo, ele pode realizar o treinamento quando melhor lhe convier (a ele e ao seu gestor).

Equidade e centralização no acesso às informações

Todos receberão a mesma informação, evitando ruídos na comunicação.

Tomada de decisão consistente

Por meio de variados relatórios é possível colher dados fiéis que apoiem tomadas de decisão estratégicas.

Gestão do conhecimento

Compartilhar conhecimento por meio de fóruns, chats e mecanismos de gamificação gera motivação e engajamento entre os funcionários.

Geração de renda

Via um bom LMS você pode vender treinamentos para parceiros que necessitem de conhecimentos de sua indústria. Por exemplo: uma empresa de energia elétrica pode oferecer cursos de trabalho em altura para outras empresas que necessitem desse conhecimento.

O que considerar?

Espero que você possa explorar todas as potencialidades de um LMS, como:

Ferramentas de apoio à aprendizagem

– avaliação

– conteúdos

– repositórios

– glossário

– suporte à diferentes tipos de treinamento (mobile, social, flipped, presencial, gamificação etc) 

Ferramentas de comunicação

– fórum e chat

webconference

– wiki

– interface amigável e moderna

– customização de acordo com o guideline corporativo

– catálogo de cursos

– notificações de novos cursos e progresso para o aluno

Ferramentas de gestão

– administração de usuários

– administração de perfis e responsabilidades

– suporte ao aluno

Ferramentas de gestão

– administração geral

– relatórios

– frequência e consistência de melhorias e recursos

– certificados

Fico por aqui com a parte 1, na parte 2 você vai conferir o processo de compra que sugiro.

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