7 erros que te fazem parecer um péssimo designer instrucional

Ninguém está livre de cometer erros, é fato! Costumo dizer que ninguém tropeça em montanha, então no post de hoje quero te contar quais os 7 erros mais comuns na elaboração de e-learnings.

São erros “bobos”, mas ninguém está livre de cometê-los… sem mais delongas, vamos a eles:

1.      Encher a tela de clique

Apenas clicar para avançar a tela ou um clique para abrir um pop up não é exatamente promover interatividade entre aluno e conteúdo… mas é o caminho mais fácil.

Ao invés disso procure dar significado ao clique, quer seja num exercício de arraste e solte (drag and drop) ou contextualizando a interação em um cenário.

2.      Falta de orientação de navegação

Tendemos a crer que a navegação dentro do curso é óbvia, mas… não é ☹

Principalmente quando a população a ser treinada é muito abrangente, todo cuidado é pouco. Precisa estar claro para o aluno o que ele deve fazer: avança para a próxima tela, clica no pop up, enfim… para você ter uma ideia, já precisei alterar estilo de navegação em um curso porque parte do público-alvo, apesar de ser tecnologicamente fluente, não entendeu o que devia ser feito, apesar de estar detalhado na tela de ajuda… era algo mais ou menos assim:

Ah, aqui também cabe lembrar de avisar o aluno que o curso tem áudio para que ele não perca essa parte da experiência do curso.

3.      Falha no controle de qualidade

Erros de concordância ou de digitação, tradução malfeita, ambiguidade… você perde o aluno, ele não presta mais atenção no conteúdo, mas fica buscando mais erros na tela.

Eu sei que os prazos em gera são curtos, mas garanta que no seu processo de DI haja uma etapa de revisão ortográfica e gramatical.

4.      Telas poluídas

Muito texto e falta de padrão visual… isso cansa o aluno e tira sua atenção.

Uma boa análise de conteúdo – separando o que o aluno deve saber do que seria legal se ele soubesse – e definição da identidade visual do curso, seguindo o Manual de Identidade da empresa.

5.      Avaliação de conhecimento rasa

Você desenhou um curso incrível, pensou em tudo, boa estratégia, bons recursos visuais, boa experiência de aprendizagem! Daí chega na Avaliação e o aluno se depara com pegadinhas, perguntas com interpretação dúbia… NÃO!!

O mesmo cuidado que você tem com a elaboração do roteiro, precisa ter com a elaboração das questões da avaliação.

6.      Usar a tecnologia pela tecnologia

É tentador usar a estratégia da moda, seja realidade virtual, game ou qualquer outra “tendência”… mas se o seu uso não estiver alinhado ao objetivo de aprendizagem e ao perfil do público-alvo você corre o risco de desperdiçar recurso.

7.      Não considerar a cultura local

Cada vez mais as empresas são globais e pode acontecer de você precisar traduzir um curso para disponibilizar para o resto do mundo ou, ao contrário, traduzir um treinamento que foi feito em outra parte do planeta para a realidade do Brasil – a conhecida “tropicalização” do curso.

Nesses casos é preciso considerar as diferentes culturas envolvidas para não cometer nenhuma gafe. Fique especialmente de olho na tradução de expressões idiomáticas e, se o curso tiver personagem, contemple as características e traços das diferentes culturas envolvidas.

 

Você se lembra de mais algum erro que deveria estar nessa lista? Conta aqui nos comentários!

Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos.

E aproveite para se inscrever na lista de e-mail para ser o primeiro a receber as atualizações do blog.

4 Comentários


  1. Obrigada, adorei este artigo. Irá contribuir muito com minha carreira profissional!

    Responder

  2. Olá, Soani!
    Tudo bem?

    Primeiramente gostaria de parabeniza-la pela iniciativa do blog e a contribuição de troca de experiência que você nos dá através de cada postagem. O conteúdo dos posts são enriquecedores para nossa profissão. Eles tem me ajudado bastante.
    Gostaria de saber se há algum site ou material que eu possa consultar para aprender novas técnicas de desenvolvimento de storyboard.

    Abraços.

    Responder

    1. Oi Lidiane!
      Que bom que está gostando <3
      Em breve vem curso de Elaboração de Roteiro, fica de olho na newsletter que vou avisar por lá, tá bom?
      Obrigada por seu comentário 😉
      Bjs

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *