Como medir os resultados do seu e-learning

Você já deve ter visto aqui no blog todas as etapas do Modelo ADDIE – Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação, sim? Hoje quero conversar com você sobre a Avaliação, a etapa mais negligenciada do modelo ☹

Em geral, depois que se implementa um projeto, entra um novo projeto e uma nova urgência… e lá se foi o tempo para avaliar os resultados do treinamento entregue.

Uma pesquisa de 2015 aponta que apenas 16% dos profissionais de treinamento investem esforço nessa avaliação enquanto 56% afirmam gastar algum tempo nesse tema.

Em tempos de orçamento enxuto é imperativo que se dê valor à Avaliação de resultados de uma solução implementada e, no post de hoje, veremos que isso está além do gostei/não gostei do curso ou de quanto custou desenvolver o curso.

Porque é importante avaliar

Para justificar o investimento – não só de dinheiro, mas também de energia e tempo da equipe envolvida.

Para justificar o orçamento da área de treinamento on-line perante os investidores.

Para garantir que a solução alcançou os objetivos de aprendizagem e de desempenho esperados.

Para aprender com as falhas e ser cada vez mais assertivo nas próximas soluções.

Para detectar outras necessidades de treinamento.

Para justificar contratações ou a permanência de todos na equipe.

Como avaliar a eficácia do seu curso on-line

O Modelo de Avaliação mais utilizado é o do Donald Kirkpatrick, que propõe 4 etapas de avaliação:

  1. Reação
  2. Conhecimento
  3. Transferência
  4. Resultados (ROI)

Avaliação de Reação - learnSPACE

Nesse primeiro nível de avaliação vamos detectar a percepção do aluno ao longo de sua experiência de aprendizagem. O objetivo é saber se o curso foi agradável, se veio no momento certo, se foi relevante, se o aluno aprendeu algo novo.

Geralmente essa avaliação – de reação ou de satisfação – fica no LMS e o aluno responde ao final do curso, de preferência antes da prova.

– quer saber porque? Comenta ali embaixo #ReacaoAntesDaProva –

É um questionário simples, o mais curto possível, de preenchimento obrigatório ou não e que seja fácil de tabular.

Mas sugiro que você inclua uma pergunta aberta para que o aluno possa se expressar e deixar seu comentário, caso deseje. Ter essa pergunta vai te prover depoimento dos alunos que podem te ajudar a promover o curso em ações da Comunicação Interna.

É a Avaliação Somativa, aquela que mostra o ganho de conhecimento que o aluno alcançou no curso, o que ele aprendeu.

Um curso sem Avaliação de Conhecimento é um informativo apenas.

Você pode fazer um pré-teste e depois uma avaliação pós-curso e comparar os resultados de antes e depois para comprovar a efetividade do treinamento em relação ao objetivo de aprendizagem proposto lá no Levantamento de Necessidades de Treinamento.

Nesse nível o que se observa é a aplicação do que foi aprendido no curso no posto de trabalho do aluno. Isso acontece por meio de observação mesmo: um instrutor ou o próprio gestor, com um checklist, avalia a atuação do aluno após a conclusão do curso e mede seu desempenho, analisando os indicadores – de atendimento, por exemplo.

Conhecida como ROI – Return of Investment é, basicamente, a avaliação do retorno no dinheiro gasto. Essa é a parte fácil.

Mas um ROI completo prevê não só o investimento feito para desenvolver o curso, mas também, principalmente no caso de cursos on-line, o valor que deixou de ser gasto em transporte, acomodação, alimentação etc.

Por exemplo: se um curso presencial custa para a empresa R$200* por aluno, considerando o valor da hora-aula do instrutor, material impresso, locomoção dos alunos, aluguel de sala e equipamentos ou custos de infraestrutura em geral e coffee break, ao convertê-lo para o on-line podemos ter um investimento de R$50* por aluno, considerando custo do LMS, desenvolvimento do curso, hora-homem do designer instrucional.

Fazendo um cálculo simples temos um ROI de R$150 por aluno ou 75% (50/200 – 1).

O difícil é ter todas essas informações de custos… então muitas vezes esse cálculo não representa a realidade de verdade.

* valores absolutamente fictícios

Bom, você chegou até aqui, então me diga: até onde sua empresa chega nos níveis de avaliação? Ou se você ainda não atua na área, qual seu palpite?

Assim que alcançarmos 7 comentários eu conto pra vocês o que geralmente ocorre e por quê 😉


Gostou desse post? Deixe seu comentário e lembre-se de se inscrever para receber a newsletter do blog e não perder nenhum conteúdo!

5 Comentários


  1. Oi Soani!

    Muito bom o post, meu palpite é que muitas empresas param na Avaliação de Conhecimento.
    Talvez por falta de ferramenta e disponibilidade dos gestores,.a Avaliação de Transparência fica fora do processo.
    Acredito também que esta avaliação deva ter um “prazo de validade” e ser reaplicada para identificar a periodicidade que o conteúdo aprendido esteja sendo colocado em prática na rotina do colaborador.

    Responder

    1. Perfeito, Ale! É isso mesmo!
      Medir e gerenciar resultados não é tarefa fácil, exige empenho… mas vale super a pena e reafirma o valor da área de treinamento.
      Bjs e obrigada por comentar 😉

      Responder

  2. Ei Sô, muito bom o post! Pelo que tenho observado, acredito que as empresas param na Avaliação de Conhecimento. E, mesmo aplicando até o item 2, nem toda a empresa realmente análise esse resultado, simplesmente aplica.
    Se houvesse um acompanhamento forte para esses indicadores, já teria um excelente resultado e alguns direcionamentos para os próximos passos, pró ativos.

    Sucesso!

    Responder

    1. Isso mesmo, Pri!
      As demandas são sempre tão urgentes que falta tempo para avançar nesse processo de avaliação, né?
      Mas aos poucos, podemos mudar esse cenário.
      Bjs e obrigada por comentar <3

      Responder

  3. Tem realmente um legal e útil pedaço de informação .
    Eu sou feliz que você compartilhado isto útil informação conosco.

    Por favor permanecer nos actualizado como este. Obrigado para partilha.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *