Metodologia

Flipped Classroom – tudo o que você precisa saber para adotar a sala de aula invertida

Flipped Classroom – tudo o que você precisa saber para adotar a sala de aula invertida

No último dia 16 estive na ABTD para o workshop Como utilizar a Metodologia da Sala de Aula Invertida em Treinamentos com o Wellington Moreira, da Caput Consultoria e, nesse post, quero comentar com você o que vi por lá e a minha visão sobre esse tema. O que é sala de aula invertida? É uma estratégia de aprendizagem que inverte o modelo tradicional de sala de aula, ou seja, no método tradicional o professor ensina e o aluno resolve problemas depois, sozinho em casa Continue lendo

Modelo ADDIE: Avaliação do projeto

Modelo ADDIE: Avaliação do projeto

Chegamos à última etapa do Modelo ADDIE, o E de Evaluation, Avaliação. Até agora analisamos conteúdos e necessidades, desenhamos uma solução de capacitação, desenvolvemos o curso e os recursos necessários, implementamos o treinamento garantindo que tudo estivesse perfeito, agora vamos avaliar a solução implementada sob alguns pontos de vista: o da solução, o do aluno, o da performance ou outro critério que seja pedido pela sua organização. Um aliado muito importante aqui é o módulo de Relatórios do seu LMS, é ele que vai te Continue lendo

Modelo ADDIE: Implementação da solução

Modelo ADDIE: Implementação da solução

Então você analisou conteúdos, desenhou solução, desenvolveu o curso e agora é a hora de colocar o curso para funcionar! Chegamos ao I do ADDIE: Implementação, quando os alunos passarão a interagir com a solução que você criou. Você como Designer Instrucional pode ter diferentes papéis nesta fase: – homologar o curso no LMS; – viabilizar fóruns ou outros recursos de interação aluno x professor; – coordenar a logística de entrega de materiais de apoio ou de comunicação do curso; – apoiar a comunicação do Continue lendo

Modelo ADDIE: Desenvolvimento da solução

Modelo ADDIE: Desenvolvimento da solução

Agora que você já sabe o quê (Análise) e como (Design), é hora de partir para a ação! Nesta fase, se o desenvolvimento do curso for interno, o Designer Instrucional vai dar à vida ao roteiro utilizando ferramentas de autoria; se o desenvolvimento for externo, o DI vai coordenar o processo junto ao fornecedor. Os objetivos desta etapa são: – desenvolver o curso; – aplicar Qualidade Final; – testar o curso em turmas-pilotos, se previsto. Desenvolvimento Tenha em consideração os seguintes aspectos: – interação do Continue lendo

Modelo ADDIE: o D de Design

Modelo ADDIE: o D de Design

No post anterior falei um pouquinho sobre o Modelo ADDIE e tratei o A de Análise. Hoje trago o primeiro D, de Design. E neste caso, design não tem a ver com desenho, como muitas vezes é traduzido. A Prof. Vani Kenski explica isso muito bem na introdução do seu livro Design Instrucional para cursos on-line ao falar sobre o Design Instrucional, e aqui se aplica mesmo: “…foi no idioma inglês que [design] ganhou o sentido atual – que é o processo de dar origem Continue lendo

Modelo ADDIE: 7 pontos de Análise

Modelo ADDIE: 7 pontos de Análise

Esse é o primeiro post de uma série sobre o ADDIE, em cada um vou falar sobre uma etapa desse processo. Vem comigo! O Modelo ADDIE é o mais usado no processo de produção de e-learnings, simplesmente por que ele é simples, fácil de entender, flexível e lógico. É o meu modelo preferido ❤, mas isso não quer dizer que não há desvantagem: é um processo longo para os tempos atuais de projetos ágeis… mas sua flexibilidade ainda pode dar um jeito nisso, dá pra Continue lendo