Sobre

Aprendizagem para quem se importa! Eu sou dessas!

Oi tudo bom? Eu sou Soani Vargas, Designer Instrucional e criadora do learnSPACE!

Você já se perguntou:

  • o que é design instrucional?
  • como posso agregar valor aos cursos que desenvolvo?
  • qual o impacto que causo no mundo com o meu trabalho?

Então, você está no lugar certo!

Veja como o learnSPACE pode te ajudar:

  • conteúdo relevante para seu desenvolvimento profissional como Designer Instrucional
  • ferramentas que vão fazer com que você entregue cursos memoráveis
  • indicações de cursos, livros e tudo o mais que te ajude a ser o melhor DI ever!

Um pouco da minha história…

Me formei em Administração de Empresas, trabalhei na área por alguns anos e era legal. Só. Pagava minhas contas. Eu gostava do que fazia, mas não me via fazendo aquilo por muito tempo… Olhava as fotos de capa da Você S/A e ficava me imaginando ali, mas não era confortável, sabe? No fundo eu sabia que não ia ficar bem de terninho…

Eu queria fazer alguma coisa que impactasse as pessoas, que determinasse mudanças – e, definitivamente, gerar relatórios de vendas não apontava esse caminho!  Eu queria mudar tudo, mostrava para as pessoas com quem trabalhava outras formas de fazer o que fazíamos todos os dias… mas eu estava na posição errada e inovação não era bem o termo da época. ~ai, eu disse época! ~

Eu queria tudo novo, mas estava tudo tão tranquilinho, sossegadinho, vaquinhas pastando tranquilamente (sim! elas sempre estão lá ruminando e te fazendo acreditar que podia ser pior!). Sabe a história da merda quentinha? Pois é… Se não conhece, me manda um e-mail que eu te conto!

Um dia alguém me disse algo assim: “Quando a situação não está bacana, só há duas chances de mudança: ou muda o personagem ou muda o cenário.”

Então, uma amiga me falou do Design Instrucional… e vi a luz no fim do túnel! Percebi que esse era o caminho pra mim: tecnologia e educação! Procurei cursos, pesquisei bastante sobre o assunto e fiz a pós graduação em Design Instrucional do SENAC SP… o cenário estava mudando!

Mas você sabe que a vida é uma caixinha de surpresas! Já estava quase concluindo a pós e já estava na hora de me jogar no mercado nessa área – talvez você já tenha passado por esse ponto na sua vida ou esteja justamente aqui nesse momento.

Eu tinha mais de 15 anos de experiência em administração, mas zero em design instrucional… fiz algumas entrevistas, gente riu de mim, me achou louca, como assim “abandonar uma carreira” pra começar outra? Pra ser bem sincera, já estava a ponto de desistir e me resignar ao meu destino… mas, a oportunidade surgiu!

Eis que o cenário muda drasticamente!

eLearning Summit 2º edição Out2014 De lá pra cá trabalhei tanto em fornecedor de soluções educacionais, quanto em cliente que demanda essas soluções, já gerenciei projetos de desenvolvimento externo e desenvolvi cursos internamente com ferramentas de autoria, já fui freela… totalmente encantada pelo meu trabalho e pelo impacto que posso causar no outro. Cada vez que leio uma avaliação de reação de um projeto que ajudei a construir sinto orgulho da minha escolha!

uniCORP 6º edição Dez2013Minha jornada agora é trazer mais gente para esse lado força! Mais gente interessada em desenhar soluções de treinamento interessantes, mais gente que entenda o processo completo e não se feche em um ciclo fordiano de fazer treinamento. Mais gente que encontre significado nos seus projetos! 

Philip Kotler, o pai do Marketing, dizia o seguinte: “Marketing não é encontrar maneiras de empurrar produtos para clientes, marketing é a arte de criar valor genuíno aos clientes.”, posso ver um paralelo com o design instrucional:

Design Instrucional não é encontrar maneiras de empurrar cursos para alunos, design instrucional é a arte de criar valor genuíno aos alunos.

É nisso que eu acredito e é por isso que criei o learnSPACE.

Vem fazer parte desse movimento, vem comigo!